Palestra do presidente da John Deere reúne 650 pessoas em Maringá

O presidente da John Deere Brasil, Paulo Renato Herrmann, conduziu palestra na noite da última terça-feira (07) em Maringá, no Espaço Vivaro. O evento reuniu cerca de 650 convidados, entre empresários, profissionais liberais e produtores da região, interessados no tema “Gestão e governança em negócios familiares”. A iniciativa foi do grupo Value, com o apoio da Sicredi União PR/SP, A.Yoshii, Sancor Seguros e Cocamar.

Antes de abordar o tema, Herrmann fez uma breve contextualização econômica e chamou a atenção dos produtores rurais para os países da Ásia, como China e Índia, que juntas somam cerca de 4 bilhões de pessoas para alimentar. Além disso, informou que o surto de peste suína africana vem assolando a agropecuária chinesa, o que pode levar ao sacrifício de pelo menos 20% do rebanho estimado em mais de 700 milhões de cabeças. A situação pode aumentar a demanda por importação no Brasil.

Quanto ao tema, Paulo Herrmann destacou os desafios e dificuldades da gestão e da sucessão familiar, apontando que da primeira para a segunda geração somente 30% dos negócios sobrevivem e da segunda para a terceira o percentual é reduzido a 5%. Um case de sucesso, citado por ele, é o da própria John Deere, que ao longo de 182 anos de história teve nove líderes, dos quais cinco foram da família do fundador. “É um exemplo de companhia familiar bem-sucedida, que atua com profissionalismo e planejamento no processo de sucessão”, reforçou.

O palestrante ressaltou, porém, que atualmente os desafios da sucessão familiar são ainda mais expressivos por causa da transformação tecnológica, da era do conhecimento exponencial e da chamada “disrupção”, ou seja, rápidas mudanças que exigem flexibilidade. “Por isso é importante dar espaço para as novas ideias dos filhos, e não desprezar a possibilidade de uma filha se tornar a sucessora. Lembrem-se de que os bons resultados do passado não garantem mais o sucesso do futuro”, aconselhou.

Ao final do evento, o superintendente de Negócios da Sicredi União PR/SP, David Conchon; o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço; o presidente do grupo A. Yoshii, Leonardo Yoshii; e o presidente do grupo Value, Moacir Vieira, participaram de um bate-papo sobre o assunto. Na oportunidade, Conchon disse que por atuar em formato de cooperativa a instituição financeira se considera uma grande família, que alcançou o patamar de maior cooperativa do Sistema Sicredi graças à liderança e aos colaboradores, que inspiram uns aos outros por terem propósito.

Quando há motivação fundamentada em valores o crescimento acontece. Somente este ano vamos abrir 25 novas agências e começamos a construir a nova sede em Maringá. Também considero fundamental a inteligência emocional no processo de sucessão de cargos de liderança”, reforçou Conchon. Ele ainda sugeriu aos empresários que não descartem a possibilidade de buscar ajuda de profissionais especializados para executar da maneira mais tranquila possível o processo de transição.

Palestra do presidente da John Deere reúne 650 pessoas em Maringá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *