Vice-presidente do Conseg será homenageado pela PM

Nesta segunda-feira (20), o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), Milton Tassinari, receberá a medalha ‘Coronel Sarmento’, que é a maior honraria da Polícia Militar do Paraná entregue para militares e civis que se destacaram no trabalho em favor da segurança pública do estado. A solenidade será às 10 horas, no 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá (5º GB).

O evento é realizado em comemoração ao Patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Na ocasião, outro civil e mais três militares também receberão a medalha. A cerimônia contará com a presença de membros do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Exército, além da sociedade civil.

Tassinari receberá a medalha na posição de civil por ter contribuído significativamente com o levantamento de recursos junto à sociedade para a construção do canil do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM). Antes de se tornar vice-presidente do Conseg, ele atuou como gerente de banco em Presidente Prudente por 16 anos. Mudou para Maringá em 2002 e, no ano seguinte, já estava envolvido com a entidade.

Tassinari conta que ajudou angariar recursos tanto para executar o projeto do canil, quanto para ampliá-lo anos depois. No início a estrutura comportava apenas oito cachorros. Depois surgiu a necessidade de dobrar de tamanho. “A partir daí formamos uma comissão para pedir recursos para empresários do município, e me surpreendi porque todos que foram abordados contribuíram com a proposta. Foi assim que conseguimos o melhor canil do Paraná”, enfatiza.

Apesar da dedicação em prol do canil do 4º BPM, Tassinari disse que ficou surpreso com a indicação para a honraria. “Até me emocionei em saber que fui um dos escolhidos porque me sinto honrado e feliz por ter contribuído de alguma forma com a segurança da cidade”, afirma.

Coronel Sarmento

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e por ter lutado na Campanha do Contestado, em 1912, na qual foi ferido no olho. Ele nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na Revolução de 1924. Foi para a reserva em 1926 e chamado em 1929 pelo período de um ano. Sarmento faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, e foi reconhecido patrono de todas as polícias do Brasil.

Serviço

Solenidade de homenagem ao Patrono da Polícia Militar do Paraná

Dia: 20 de maio

Horário: 10 horas

Local: 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá – avenida Guaíra, 63, Zona 07

Vice-presidente do Conseg será homenageado pela PM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *